PANC 5

PANC

Você já ouviu falar nas PANCs? O termo é abreviação para Plantas Alimentícias Não Convencionais, facilmente encontradas na natureza, riquíssimas em nutrientes e – pausa dramática – orgânicas! Sabe aquele matinho que cresce espontaneamente no seu quintal e você acha que é erva daninha? E a bananeira? Sabia que dá pra comer além da fruta madura?

 

Existem mais de 300 mil tipos de plantas comestíveis mas consumimos apenas 0,06% disso. Isso mesmo, menos de 1%! E sabe o porquê? Dinheiro, sempre ele. O crescimento do agronegócio, a destruição de biomas e os sucessivos processos de seleção artificial (tudo isso visando o lucro) fizeram com que o número de plantas que usamos na nossa alimentação diminuísse drasticamente. Como resultado desse estilo de vida imposto, passamos a ter menos fontes naturais de nutrientes e começamos a precisar de suplementos artificiais.
Em 2010 o Ministério da Agricultura lançou uma compilação com 23 espécies de vegetais que têm partes comestíveis (raízes, rizomas, frutos, folhas e flores). O “Manual de Hortaliças não-convencionais” está disponível para download aqui. Se quiser saber ainda mais sobre as PANCs, o livro “Plantas Alimentícias Não Convencionais no Brasil” foi lançado em 2014 e apresenta 351 espécies que foram fotografadas, identificadas e catalogadas. E sabe o melhor? O livro dá até dicas culinárias!

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *