#News

Tempo, o melhor ingrediente

07.03

Decomposição. Esta não é uma palavra que associamos à boa comida, entretanto algumas das maiores delícias culinárias do mundo não existiriam sem esse processo. Mas como falar pra uma pessoa que ela está comendo um alimento decomposto? Simples: substituindo essa palavra por outra que não soe tão mal!

 

Você já ouviu falar em fermentação? A fermentação nada mais é do que um processo de apodrecimento enzimático controlado, ou seja, controla-se o crescimento dos microrganismos de forma que eles sejam capazes de modificar a textura, o sabor e o aroma do alimento, além das propriedades nutricionais, sem estragá-lo.

 

Apesar do estranhamento, alimentos em decomposição já fazem parte da nossa de alimentação há muito tempo e podem nos trazer muitos benefícios. Conheça algumas vantagens do processo de fermentação:

 

– As boas bactérias presentes no alimento fermentado ajudam o nosso sistema imunológico a se fortalecer e combater as más bactérias

– As comidas fermentadas balanceiam o seu sistema digestivo e torna mais rápida a absorção de nutrientes nos alimentos

– Comidas fermentadas ajudam nosso corpo a quebrar moléculas de toxinas e eliminá-las mais rapidamente

– Alguns alimentos fermentados possuem microrganismos probióticos, associados a uma melhoria da nossa capacidade de digestão

E a melhor de todas:

– Comidas fermentadas aumentam o tempo de vida dos ingredientes, nos fazem desperdiçar menos e, consequentemente, economizar

 

Nem todos os alimentos fermentados trazem esses benefícios. Há casos onde fungos e bactérias são usados apenas para criar um novo alimento, como é o caso da cerveja, dos queijos e do pão.

 

Aqui no Soul Kitchen estamos sempre buscando surpreender o paladar das pessoas e nessa tarefa, a fermentação é nossa grande aliada. Que tal fazer o mesmo na sua casa? Fruto da panificação artesanal, sem adição de produtos químicos, o pão que usa o levain (espécie de levedura viva que substitui o fermento químico) tem uma casquinha mais grossa, crocante e riquíssimo em fibras.

#fermentação #conserva #picles #delicousrot